3G x Wi-Fi

Em:8/2/2012
Cmentários
Adicionar

Antes Internet era coisa de computador. Mas daqueles computadores grandes mesmo. Hoje em dia a Internet está no ar, literalmente. Você em pleno vôo pode se conectar, mandar SMS, acessar o BBM ou o Whatsapp tranquilamente.

Aliás, essa tal de Internet está em todo lugar mesmo, daqui a pouco vamos nos comunicar da Lua. Mas vamos deixar para lá as brincadeiras e focar em um assunto importante, na hora de comprar um celular, qual tecnologia escolher? WiFi ou 3G? O que seria isso? Ambas servem para você surfar pela Internet fora de casa.

Wi-Fi que significa Wireless Fidelity é a tecnologia que dá acesso a internet sem fio. Lembrando que existem locais que você paga e locais que são de graça. Como por exemplo, alguns hotéis que cobram para você usar a Internet do seu apartamento. Mas também tem alguns restaurantes, praças de alimentação, cafés e universidades que não cobram por esse serviço.

Sendo assim, você deixa seu celular apto a encontrar alguma Internet Wi-Fi, mas não necessariamente essa Internet será gratuita. Outra desvantagem da Wi-Fi é que você acaba limitado a pontos específicos onde encontre esse serviço. Esse tipo de Internet pode pegar direitinho no seu escritório ou no seu restaurante predileto, mas existem alguns lugares que não pegam, pois não há sinal. Dessa forma, você precisará planejar seu dia para estar em lugares que tenham Wi-Fi de graça.

Além disso, outro ponto negativo é que a banda de acesso Wi-Fi oferecida gratuitamente é sempre dividida entre um monte de gente, o que pode prejudicar a sua navegação. Deve-se lembrar também que esse tipo de acesso não é bom para assistir vídeos e fazer downloads.  Se você optar por essa tecnologia, deixe para fazer a tarefa pesada em casa. Ah, e não se esqueça de que se conectar nessas redes abertas é perigoso, por isso cuidado ao navegar por aí.

Já ao 3G, que significa a terceira geração de celulares, está relacionado a tecnologia da rede de comunicação das operadoras como a TIM, VIVO ou CLARO, por exemplo. Essa tecnologia oferece acesso a internet banda larga móvel, chamadas com vídeo conferências, entre outras coisas.

Vale ressaltar que o plano “G” que você escolhe varia conforme o plano e a velocidade que você contrata. Para ilustrar, a diferença de preço entre a 2,5G e a 3G é grande, por isso que a 3G é menos popular.

Outro ponto importante, é que é necessário um modem e também a assinatura do serviço de um provedor de acesso. As principais operadoras já oferecem esse serviço, preste atenção que muitos desses serviços são limitados em volumes de dados que podem ser transferidos. No caso de baixas franquias de dados, tome cuidado com os downloads.

Qual seria então a diferença entre a Wi-Fi e a 3G?

As redes 3G são aquelas oferecidas somente pelas operadoras de telefonia enquanto as Wi-Fi são um padrão de rede criado para ligar computadores em rede sem necessidade de cabos.

Em outras palavras, as redes 3G foram criadas apenas para nos conectar a Internet através das operadoras de celular. Não entendeu mesmo assim? Vou tentar ser mais clara, a 3G é feita a partir de redes de celulares, mediante a compra e instalação de um modem capaz de se comunicar por essa rede. Já para o Wi-Fi, ou Internet sem fio, tudo que o usuário precisa é de um celular que tenha placa de wireless.

Mas por que todo mundo tem essa dúvida se elas são diferentes? A resposta para isso é que elas fazem quase a mesma coisa, são conexões sem fio, porém utilizam tecnologias diferentes.

Vale ressaltar que a maioria dos celulares atualmente já trazem o dispositivo Wi-Fi embutido, enquanto a tecnologia de acesso 3G é recente, mas mesmo com a 3G ainda é necessário o uso de aparelhos externos para assegurar que seu computador consiga acessar a Internet.

A nossa sugestão para a maioria das pessoas é testar a rede Wi-Fi primeiro pois esta tem custo melhor. Caso não esteja satisfeito, recorra ao 3G e vá testando os planos da sua operadora (tanto em custo como em limite de dados) para ver qual é o melhor para você.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>